comunicado

Prezados candidatos,

Espero que esta mensagem o encontre bem. Gostaríamos de informar a todos os candidatos inscritos e pré-inscritos no processo seletivo do programa de mestrado em EDUCAÇÃO da FACULDADE HORIZONTE E UNOESTE que houve uma alteração na data inscrição e prorrogação do início do processo seletivo.

As inscrições deverão ser realizadas via internet até janeiro/2024 no link “Inscreva-se”, no seguinte endereço: https://www.unoeste.br/ppge.

Taxa de inscrição no valor de 100,00$

O processo seletivo está previsto para fevereiro/2024 e o início das aulas previsto para março/2024.

OBS: Assim que reorganizarmos o edital encaminharemos a todos os interessados.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que essa mudança possa ter causado, e esperamos que essa extensão permita a todos os interessados a oportunidade de participar do processo seletivo.

Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que possam surgir.

Edital de seleção 02/2023

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), Mestrado e Doutorado da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente (SP) comunica a abertura das inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento de 20 (vinte) vagas para alunos regulares no Mestrado, para ingresso no segundo semestre letivo de 2023, do Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) para o Curso de Mestrado em Educação, firmado pela Unoeste e a Faculdade Horizonte de Brasília.

Participe da seleção

Apenas 20 vagas, inscreva-se!

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MESTRADO?

Qualificação

O mestrado acadêmico  possibilita ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico, bem como estimular a reflexão teórica trazendo a você inúmeros benefícios intelectuais.

Docência

A possibilidade de dar aula em faculdades está entre as principais vantagens de se apostar em um mestrado. Além de ser uma carreira muito prestigiada, os salários mais altos também são grandes atrativos.

Ser especialista

Cursando um mestrado, você terá a oportunidade de se aproximar mais das áreas que tem maior interesse e, a partir disso, adquirir o conhecimento necessário para se diferenciar dos outros profissionais no mercado.

Melhores salários

Profissionais que possuem mestrado ou doutorado ganham cerca de 48% a mais do que os que fazem pós-graduação lato sensu ou MBA, e mais do que o dobro do que os profissionais que têm apenas ensino superior.

Contatos profissionais

Cursar mestrado é uma ótima oportunidade, já que ele permite que você conheça muitas pessoas da mesma área ou áreas parecidas com a sua e, a partir disso, possa investir em pesquisas conjuntas ou encontrar aliados para suas atividades profissionais.

Mestrado em Educação

O Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional é Recomendado pela CAPES, com conceito 04 no SNPG. O objetivo geral deste curso é consolidar seu papel como centro produtor de pesquisa e de conhecimento voltado à discussão interdisciplinar e contextual do processo de desenvolvimento regional diante das questões ambientais.

Como Funciona?

O ingresso ao mestrado acadêmico será por meio de seleção, atendendo os requisitos dispostos no edital. O processo de seleção será realizado em 3 etapas.

O ingresso ao mestrado acadêmico será por meio de seleção, atendendo os requisitos dispostos no edital. O processo de seleção será realizado em 3 etapas.

Entrevista com apresentação oral do pré-projeto e arguição pela banca examinadora;

Avaliação de Títulos.

Linhas de Pesquisa

Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade

Essa linha de pesquisa abrange os estudos sobre as políticas públicas em Educação e suas articulações com as demais  políticas sociais. A gestão educacional em suas diferentes abordagens, níveis e modalidades de ensino, bem como as condições de trabalho e a organização do espaço escolar. Contempla investigações sobre processos formativos, identidades e diferenças.

Formação e ação do profissional docente e práticas educativas

Investigar os processos institucionais de ensino e aprendizagem envolvendo estudos teóricos e análise das práticas pedagógicas relacionadas à Educação. Abrange estudos sobre formação inicial e continuada dos profissionais docentes analisando a construção e o desenvolvimento de sua identidade, concepções, profissionalização e condições de trabalho. Contempla, ainda, estudos sobre subjetividade e moralidade humana nos processos educativos e pesquisas sobre tecnologias digitais de informação e comunicação, em situações de ensino presencial e a distância.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores Doutores e Mestres, com larga experiência na área e pertencentes ao quadro efetivo da Faculdade Horizonte e Faculdade UNOESTE.

Perguntas Frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes

Poderão se inscrever o(a) candidato(a) que possuir documentos válidos por órgãos competentes em território nacional, considerando documentos de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Carteira Profissional, com foto, em bom estado de conservação, expedida por órgãos legais competentes) e comprovante de titulação mínima no que se refere a diploma ou declaração de conclusão de curso de Graduação.

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para alunos regulares nas linhas de pesquisa 1 (um) e 2 (dois).

Sim. É um mestrado multidisciplinar que permite participação de qualquer área de formação.

Não. Você precisa passar por todas as etapas do edital para garantir a sua vaga.

Não. Porém existem planos de pagamento flexivéis.

Sim. Porém, enquanto perdurar a situação de pandemia nacional, as aulas ocorrerão de forma remota.

© 2023 Faculdade Horizonte – Todos os direitos reservados.