Edital de seleção 01/2021

Processo de seleção para o curso de mestrado acadêmico no programa de pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPG MADRE) mantido pela Universidade Do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, São Paulo em parceria com a Faculdade Horizonte, Brasília, Distrito Federal, conforme portaria CAPES n° 243 de 06/11/2019.

Participe da seleção

São apenas 30 vagas! Preencha o formulário que entraremos em contato com mais informações.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MESTRADO?

Qualificação

O mestrado acadêmico  possibilita ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico, bem como estimular a reflexão teórica trazendo a você inúmeros benefícios intelectuais.

Docência

A possibilidade de dar aula em faculdades está entre as principais vantagens de se apostar em um mestrado. Além de ser uma carreira muito prestigiada, os salários mais altos também são grandes atrativos.

Ser especialista

Cursando um mestrado, você terá a oportunidade de se aproximar mais das áreas que tem maior interesse e, a partir disso, adquirir o conhecimento necessário para se diferenciar dos outros profissionais no mercado.

Melhores salários

Profissionais que possuem mestrado ou doutorado ganham cerca de 48% a mais do que os que fazem pós-graduação lato sensu ou MBA, e mais do que o dobro do que os profissionais que têm apenas ensino superior.

Contatos profissionais

Cursar mestrado é uma ótima oportunidade, já que ele permite que você conheça muitas pessoas da mesma área ou áreas parecidas com a sua e, a partir disso, possa investir em pesquisas conjuntas ou encontrar aliados para suas atividades profissionais.

Mestrado Acadêmico em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

O Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional é Recomendado pela CAPES, com conceito 04 no SNPG. O objetivo geral deste curso é consolidar seu papel como centro produtor de pesquisa e de conhecimento voltado à discussão interdisciplinar e contextual do processo de desenvolvimento regional diante das questões ambientais.

Como Funciona?

O ingresso ao mestrado acadêmico será por meio de seleção, atendendo os requisitos dispostos no edital. O processo de seleção será realizado em 3 etapas.

O ingresso ao mestrado acadêmico será por meio de seleção, atendendo os requisitos dispostos no edital. O processo de seleção será realizado em 3 etapas.

Entrevista com apresentação oral do pré-projeto e arguição pela banca examinadora;

Avaliação de Títulos.

– Investigar os impactos ambientais sobre os municípios e a região;

– Analisar a contribuição das políticas locorregionais para o desenvolvimento socioeconômico da perspectiva da sustentabilidade;

– Caracterizar e analisar o processo de ocupação do território e suas consequências para o ambiente: investigar fatores que impactam recursos hídricos superficiais e subterrâneos; analisar o tratamento de resíduos sólidos e processos de contaminação nas áreas urbanas;

– Investigar de que forma as empresas de bens e serviços internalizam questões ambientais e sociais demandadas pela sociedade;

– Caracterizar e analisar ações em educação ambiental como um processo crítico, questionador das bases econômicas, sociais e políticas;

– Formar profissionais pesquisadores para: avaliarem, diagnosticarem e proporem soluções para problemas ambientais; difundirem os conceitos e aplicar as técnicas necessárias a  uma interação sustentável com o ambiente; aplicarem metodologias e desenvolver tecnologias que possibilitem diminuir o impacto ambiental de atividades antrópicas; criarem e disponibilizar uma rede de conhecimentos que possa ser utilizada pelos diferentes agentes sociais.

Linhas de Pesquisa

Avaliação e análise de impacto ambiental

Esta linha de pesquisa objetiva realizar estudos e pesquisas relacionados à analise de impactos ambientais causados por fatores predominantemente antrópicos, considerando-se diferentes aspectos do ecossistema, bem como os impactos sociais; investigar processos ecológicos, geológicos, geomorfológicos, hidrológicos e climatológicos relacionados aos problemas ambientais e de saúde, buscando desenvolver modelos mecanísticos explicativos para a compreensão dos processos de impacto ambiental.

Planejamento ambiental e desenvolvimento regional

A linha de pesquisa em epígrafe objetiva desenvolver estudos, a partir de alguns eixos temáticos: a análise das políticas públicas que visam ao desenvolvimento regional; o desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental; a caracterização de ecossistemas e o planejamento ambiental; estratégias de manejo e conservação ambiental e de bacias hidrográficas. Ainda, os estudos procuram analisar o impacto da gestão do conhecimento e da informação no planejamento ambiental e desenvolvimento regional, bem como no desenvolvimento econômico e social e seu impacto ambiental.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por professores Doutores e Mestres, com larga experiência na área e pertencentes ao quadro efetivo da Faculdade Horizonte e Faculdade UNOESTE.

Perguntas Frequentes

Perguntas e respostas mais frequentes

Poderão se inscrever o(a) candidato(a) que possuir documentos válidos por órgãos competentes em território nacional, considerando documentos de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Carteira Profissional, com foto, em bom estado de conservação, expedida por órgãos legais competentes) e comprovante de titulação mínima no que se refere a diploma ou declaração de conclusão de curso de Graduação.

Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para alunos regulares nas linhas de pesquisa 1 (um) e 2 (dois).

Sim. É um mestrado multidisciplinar que permite participação de qualquer área de formação.

Não. Você precisa passar por todas as etapas do edital para garantir a sua vaga.

Não. Porém existem planos de pagamento flexivéis.

Sim. Porém, enquanto perdurar a situação de pandemia nacional, as aulas ocorrerão de forma remota.

© 2021 Faculdade Horizonte – Todos os direitos reservados.