O marco teórico da avaliação proposta pela Faculdade Horizonte é o da educação emancipadora. Nesse contexto, a avaliação é concebida como processo pedagógico, voltada para a promoção da aprendizagem, que propicia aos profissionais da educação e aos estudantes oportunidade para analisar o trabalho desenvolvido, com vistas à sua reorganização e oportuniza o autoconhecimento profissional e humano. Uma avaliação estimuladora do aperfeiçoamento, da autoconsciência pessoal e institucional e que será sempre um processo pedagógico de aprendizagem institucional. Trata-se de um processo de permanente reflexão sobre objetivos, processos e resultados, fundada em princípios ético-educacionais e tendo como horizonte o projeto de qualidade, a missão institucional e a cidadania almejada.
Dessa metodologia de avaliação derivam os seguintes pressupostos:
- Tem como foco a análise da eficácia, a valoração dos meios e processos no alcance dos objetivos;
- Tem como horizonte e referencial de análise o projeto de qualidade e a missão institucional;
- Cumpre função diagnóstica mais qualitativa do que quantitativa;
- Alimenta o processo decisório, promovendo as mudanças que a análise da realidade recomendar; Como Funciona Principais Objetivos Composição A Faculdade Horizonte (FACHORIZONTE), fundada em 05 de janeiro de 2012, é mantida pelo Instituto e Educação Superior Horizonte LTDA, pessoa jurídica de Direito Privado, sociedade civil, com fins lucrativos, CNPJ: 11.395.728/0001-86, sede e foro na cidade de Brasília – DF. Cursos Administração Ciências Contábeis Gestão Pública Pedagogia Sistemas de Informação
- Estabelece o compromisso dos atores da comunidade escolar, interna e externa, com a qualidade social da educação;
- Promove a cultura do sucesso institucional da educação;
- Recusa a prática classificatória de cursos e de pessoas; 8. h) recusa o papel de tribunal de julgamento a definir prêmios ou castigos a pessoas