PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

VISÃO GERAL

Com as exigências de um mercado profissional cada vez mais rigoroso, no que tange a entender o processo de aprendizagem nas suas distintas possibilidades, o curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica busca preparar o profissional para a atuação psicopedagógica, segundo as mais recentes demandas da área clínica, hospitalar, educacional e empresarial.

A partir de uma visão sistêmica, atual e crítica da área da Psicopedagogia, propõe-se, refletir, discutir e apresentar propostas psicopedagógicas que possam ser desenvolvidas de forma preventiva e interventiva nos diferentes contextos de aprendizagem nos quais os profissionais de educação e de áreas afins se encontram envolvidos. Faz-se necessária, por parte dos profissionais envolvidos na relação ensino-aprendizagem, a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como as alterações de tais processos, visando a resolução dos problemas de aprendizagem e sua implicação nos contextos clínico, hospitalar, educacional e empresarial.

Cabe ao psicopedagogo detectar as dificuldades de aprendizagem e propor ações que contribuam para os processos de inclusão social e escolar. Desse modo, a Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, considerando: o sujeito, sua história de vida, sua participação na comunidade, a escola, a família etc.,

OBJETIVOS

O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica visa proporcionar uma ampla discussão sobre a psicopedagogia institucional e Clínica nas diferentes esferas de atuação, ampliando assim a formação do profissional da educação e demais áreas, tendo como foco os processos psicopedagógicos, contribuindo com a formação continuada, proporcionando reflexão crítica sobre a área estudada.

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a profissionais portadores de diploma de ensino superior,  egressos de Licenciaturas, em especial das áreas da Educação, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social e demais interessados, que queiram especializar-se para atuar na área da educação em escolas públicas e privadas, nos diversos níveis de ensino.

ÁREA DE ATUAÇÃO

A Especialização em Psicopedagogia proporciona novas oportunidades de trabalho entre elas: A Clínica, a Institucional, em equipes Multidisciplinares em hospitais e demais espaços que demandem o conhecimento da Construção e intervenção no processo Educacional.

O Profissional: graduados em Pedagogia e Psicologia e/ou áreas afins que desejam se aprofundar na discussão acerca das abordagens de ensino da Psicopedagogia no contexto das propostas educacionais atuais em especial aos Graduados em Cursos Superiores das Áreas de Educação e Saúde.

Duração: 12 meses, sendo que nos últimos 06 meses os alunos teriam aulas 2x ao mês,
ou teria a duração de 01 ano e 05 meses, tendo aulas 1x ao mês.
Carga Horária: 540 horas totais

MATRIZ CURRICULAR

– Fundamentos da Psicopedagogia, Desenvolvimento Moral e ético da Profissão.
– Educação Inclusiva, Lei de Diretrizes e bases da Educação Especial. Aparato
Jurídico. 30h
– Revitalização das Instituições: Família, Escola e Sociedade. 30h
– Psicologia do Desenvolvimento e Educação. 30h
– Teoria Psicanalítica Educacional e a Psicanálise Infantil. 30h
– Aspectos Psicanalíticos do Processo de Construção do conhecimento. 30h
– Fundamentos da Neurologia e Psicomotricidade. 30h
– Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem. 30h
– Diagnóstico, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica da Aprendizagem em Leitura e escrita – Psicogênese da Leitura e Escrita. 30h
– Diagnóstico, Intervenção e Avaliação da Aprendizagem em Matemática. 30h
– Diagnóstico, Intervenção e Avaliação Psicopedagógica por meio de jogos. 30h
– Psicopedagogia Institucional e o Diagnóstico Clínico. 30h
– Adequação Curricular 30h
– Dinâmica das Relações Familiares, Escola e Aprendizagem. 30h
– Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica. 30h
– Estágio Supervisionado Institucional e Clínico. 60h

Trabalho de conclusão de curso: De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

DADOS GERAIS

Graduados em Pedagogia e Psicologia e/ou áreas afins que desejam se aprofundar na discussão acerca das abordagens de ensino da Psicopedagogia no contexto das propostas educacionais atuais em especial aos Graduados em Cursos Superiores das Áreas de Educação e Saúde.

Duração: 12 meses, sendo que nos últimos 06 meses os alunos teriam aulas 2x ao mês,
ou teria a duração de 01 ano e 05 meses, tendo aulas 1x ao mês.

Carga Horária: 540 horas totais