PSICOLOGIA FORENSE E JURÍDICA

VISÃO GERAL

O Nosso país em razão de inúmeros problemas estruturais, não encontra solução para a
justiça e em particular a segurança pública, no que se refere a crimes rotineiros e complexos.

As pesquisas nos mostram que esse é um dos problemas principais gerados da carente
formação profissional dos profissionais da Justiça e da Segurança Pública. A sociedade pede que sejam tomadas providências para o enfrentamento da crescente criminalidade e elucidação criminal.

A Pós-graduação em Psicologia Forense e Jurídica buscará atender as necessidades de
conhecimento científico dos profissionais ligados as áreas afins com finalidade de aproximação com a verdade dos fatos e atenção aos direitos humanos, fundamentando-se na explicação, descrição e previsão do pensamento e comportamento humano.

OBJETIVOS

Desenvolver e preparar para atuar na aplicação de conhecimentos de psicologia forense e jurídica, na análise e solução de problemas de necessidade da justiça, como: profissionais liberais, peritos judiciais , peritos assistentes, análise de comportamento criminal, avaliação de testemunhos na área cível e criminal, desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento profissional, apresentação de testemunho na justiça, elaboração e preparação para apresentação de prova pericial na justiça, elaboração de projetos de segurança pública, atuação nas varas de família em casos psicossociais, situações que requeiram a aplicação de conhecimentos especializados em problemas de justiça tanto cíveis quanto criminais.

PÚBLICO ALVO

Psicólogos, advogados, peritos criminais e judiciais, delegados, promotores de justiça, policiais, profissionais de segurança pública e privada, assistentes sociais, sociólogos, antropólogos e demais profissionais da justiça e de segurança pública.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês

ESTRUTURA DO CURSO

– Criminologia 30h
– Desenvolvimento Profissional 30h
– Estudo de Casos em Investigação Criminal e Psicologia Forense 30h
– Ética em Psicologia 30h
– Gerenciamento de Crises Familiares e Mediação 30h
– Perfis Criminais e Comportamentais: Criminal Minds 30h
– Perícia e Avaliação na Psicologia Forense e Jurídica 30h
– Psicologia Forense 30h
– Psicologia Jurídica e o Sistema Penal 30h
– Psicologia Jurídica nas Varas de Família e Cível 30h
– Psicologia Penitenciária 30h
– Psicopatologia 30h

Trabalho de conclusão de curso: De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

DADOS GERAIS

Psicólogos, advogados, peritos criminais e judiciais, delegados, promotores de justiça, policiais, profissionais de segurança pública e privada, assistentes sociais, sociólogos, antropólogos e demais profissionais da justiça e de segurança pública. 

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês