Pós – Graduação em Fundamentos do Processo de Reabilitação

OBJETIVO GERAL
Proporcionar a formação de profissionais capazes de planejar e colocar em prática todo o aprendizado adquirido, acerca do processo de habilitação e reabilitação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Definir conceitos de mecanismos de defesa e transporte de muco. Compreender as doenças respiratórias hipersecretivas por falência do mecanismo de limpeza primário e compreender o mecanismo de transporte de muco associado às manobras e exercícios respiratórios.
2. Fornecer conhecimentos sobre os aspectos morfofuncionais que o músculo esquelético pode sofrer quando submetido às diferentes respostas adaptativas e que podem ser identificados a partir da aplicação de técnicas histopatológicas já bem definidas na literatura, assim como, de outros recursos metodológicos utilizados na atualidade. Enfocar os procedimentos técnicos intencionalmente adotados com os resultados almejados, confrontando os com propósitos básicos da pesquisa de cada aluno inserido na disciplina.
3. Abordar a avaliação de padrões de movimento através de métodos qualitativos de análise, considerando a subjetividade da observação visual, e métodos quantitativos de análises, onde são considerados a fotogrametria, cinemetria, eletromiografia cinesiológica e dinamometria.
4. Oferecer ao pós-graduando conteúdo para o desenvolvimento e critérios para a análise crítica de métodos de pesquisa e da prática do ensino superior, relacionando a atividade de ensino à pesquisa e à extensão.
5. Analisar criticamente a produção científica mundial sobre métodos de avaliação e intervenções fisioterapêuticas que envolvam o assoalho pélvico feminino, tendo como referência os níveis de evidência científica alcançados, bem como a partir desta análise, discutir novas proposições.
6. Introduzir a prática clínica baseada em evidência, discutir estratégias e apresentar ferramentas para alcançar melhores níveis de evidência científica por meio da pesquisa em Fisioterapia.
7. Atualizar os conhecimentos sobre a avaliação e intervenção fisioterapêutica sobre o equilíbrio e postura nos idosos.
8. Objetivos: Discutir as alterações cardiovasculares e metabólicas oriundas das doenças crônico-degenerativas (hipertensão arterial, dislipidemias, diabetes, doenças respiratórias) e avaliar criticamente o efeito do treinamento físico sobre o sistema cardiovascular e metabólico, com enfoque na prevenção e tratamento dessas doenças.
9. Esta disciplina objetiva discutir os velhos e novos paradigmas na reabilitação do comportamento motor, possibilitando aos pós-graduandos uma visão crítica e altamente qualificada da disfunção motora, das fundamentações atuais e das possibilidades terapêuticas que norteiam a sua reabilitação.
10. Oferecer aos alunos conhecimentos atualizados sobre os conceitos relacionados à avaliação e intervenção na reabilitação da mão e membro superior, relacionando os achados da prática clínica com os estudos científicos da atualidade.
11. Abordar as técnicas atuais de avaliação e aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos diferentes tecidos biológicos, bem como as respostas celulares decorrentes da intervenção terapêutica, como subsídio para a pesquisa científica.
12. A disciplina tem como objetivo discutir temas da ética em pesquisa com seres humanos e inclui aspectos teóricos e práticos.
13. Discutir os aspectos neurais e biomecânicos relacionados com o controle de movimentos, em especial questões relacionadas às bases perceptivomotoras e mecânicas do controle do equilíbrio e do andar normal e patológico.
14. Apresentar e discutir os principais métodos utilizados para a análise cinemática do movimento humano, com enfoque principal nos recursos computacionais para obtenção e processamento das variáveis cinemáticas.
15. Fornecer ao aluno uma visão geral sobre as principais propriedades psicométricas e clinimétricas necessárias para a verificação da fidedignidade de ferramentas de avaliação comumente empregadas no cenário das pesquisas conduzidas em reabilitação e desempenho funcional. Bem como capacitar o aluno para o desenvolvimento de visão crítica sobre as pesquisas conduzidas na área.
16. Abordar métodos de avaliação e convalidação de intervenções fisioterapêuticas nos sistemas tegumentar e neuromuscular.
17. Tornar o aluno capaz de identificar nos diferentes sistemas as repercussões de diferentes métodos de anestesia operatória hoje empregados.
18. Fornecer conhecimentos sobre os aspectos morfofuncionais que subsidiam a capacidade do músculo esquelético em receber e transmitir a informação mecânica, convertendo a em sinal bioquímico. Reconhecer os elementos envolvidos na interação entre matriz extracelular, componentes do costâmero, filamentos intermediários e intrasarcoméricos e, correlacioná-los às respectivas funções tissulares.
19. Fornecer aos discentes, o conteúdo necessário para o entendimento das diferentes formas de manifestação da capacidade motora força e seus fatores limitantes, assim como suas formas de manifestação em atividades cotidianas e no esporte. Compreender os diversos métodos de treinamento de força e suas diferentes aplicações.
20. Apresentar e discutir as técnicas de aquisição e tratamento de sinais de pesquisa do movimento humano. Proporcionar ao pós-graduando entendimento das formas de sinais (analógico ou digital) e os problemas encontrados na sua aquisição, tratamento e interpretação nas investigações sobre o movimento humano. E proporcionar ao pós-graduando uma visão abrangente e crítica para o desenvolvimento de pesquisas do movimento humano, com especial ênfase na área de biomecânica e controle motor.
Educadores Físicos, Fisioterapeutas, enfermeiros, médicos e fonoaudiólogos, público em geral interessados em adquirir conhecimento acerca dos principais métodos e técnicas utilizados no processo habilitação e reabilitação. 
MATRIZ CURRICULAR  
DISCIPLINA CHS
Didática do ensino superior 15,00
Filosofia, ética e responsabilidade social 15,00
Método científico e normas de pesquisa 15,00
Metodologia do ensino superior 15,00
probabilidade e estatística 15,00
Mecanismos de Defesa Pulmonar e Técnicas de Fisioterapia para Remoção de Secreções 15,00
Determinantes Subcelulares e Moleculares Relacionados às Respostas Adaptativas do Tecido Muscular Esquelético 15,00
Biomecânica da Postura e do Movimento Humano 15,00
Tópicos Especiais em Prática Docente e Pesquisa em Fisioterapia 15,00
Pesquisa sobre Métodos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêuticas nas Disfunções do Assoalho Pélvico Feminino 15,00
Evidência Científica Aplicada à Pesquisa em Fisioterapia 15,00
Postura e Equilíbrio: Avaliação e Intervenção no Idoso 15,00
Adaptações Cardiovasculares e Doenças Crônico Degenerativas – Efeito do Treinamento Físico 15,00
Neurobiologia e Plasticidade do Comportamento Motor 15,00
Quantificação e Intervenção nas Disfunções do Membro Superior 15,00
Recursos eletrofototérmicos aplicados aos sistemas neuromuscular e esquelético 15,00
Bases Neuromecânicas do Movimento 15,00
Metodologias para Análise Cinemática do Movimento Humano 15,00
Tópicos em Propriedades Psicométricas e Clinimética de Instrumentos de Avaliação Empregados em Reabilitação 15,00
Intervenções Fisioterapêuticas nos Sistemas Tegumentar e Neuromuscular 15,00
Análise Crítica dos Métodos de Analgesia e suas Repercussões no Sistema Musculoesquelético e Respiratório 15,00
Mecanotrandução no Músculo Esquelético Aspectos Morfofuncionais da Aplicação de Cargas Tênseis 15,00
Tópicos Avançados em Treinamento de Força Muscular 15,00
Processamento de Sinais e Instrumentação para a Análise do Movimento Humano 15,00
TOTAL 360,00
Iniciar Atendimento
Olá seja bem vindo(a) à Faculdade Horizonte. Como podemos lhe ajudar?
Powered by