Mestrado Acadêmico em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

EDITAL DE SELEÇÃO 05/2020

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PPG MADRE) MANTIDO PELA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE), PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO.

PROJETO DE COOPERAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR (PCI), EM PARCERIA COM A FACULDADE HORIZONTE, BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL, CONFORME PORTARIA CAPES N° 243 DE 06/11/2019 E PRIMEIRO TERMO ADITIVO CELEBRADO ENTRE AS PARTES.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UNOESTE, no uso de suas atribuições, deixa ciente a FACULDADE HORIZONTE sobre o Processo de Seleção de candidatos a ALUNO REGULAR para o Curso de Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – PPG MADRE. Este edital é decorrente do projeto de cooperação entre as instituições Faculdade Horizonte de Brasília-DF e Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), com ingresso em março de 2021, que será realizado observando-se a PORTARIA CAPES N° 243 DE 06/11/2019, o convênio e primeiro termo aditivo celebrado entre as partes, assim como as normas discriminadas a seguir.

1.1 O Curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, recomendado em 2011 pela CAPES, estrutura-se em duas linhas de pesquisa:

  1. Avaliação e Análise de Impacto Ambiental (linha 1);
  2. Planejamento Ambiental e Desenvolvimento Regional (linha 2).

1.2 Poderão se inscrever o(a) candidato(a) que possuir documentos válidos por órgãos competentes em território nacional, considerando documentos de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Carteira Profissional, com foto, em bom estado de conservação, expedida por órgãos legais competentes) e comprovante de titulação mínima no que se refere a diploma ou declaração de conclusão de curso de Graduação.

2.1 Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para alunos regulares nas linhas de pesquisa 1 (um) e 2 (dois).

2.2 Se houver candidato aprovado, mas não habilitado para a matrícula (ou seja, candidato que atingiu média igual ou superior a 7,0) ele comporá lista de espera, organizada de acordo com a classificação geral dos candidatos no processo seletivo.

2.3 Em caso de desistência de candidato(s) aprovado(s) e habilitado(s) para matrícula, será(ão) chamado(s), em ordem decrescente (da maior para a menor média), o(s) candidatos da lista de espera até o dia 26 de fevereiro de 2021.

2.4 Em caso de haver matrícula(s) não confirmada(s), dentre os aprovados e habilitados, em função da não entrega ou inadequação de documentos apresentados, deverá (ão) ser chamado (s) em ordem decrescente (da maior para a menor nota), o(s) candidato(s) da lista de espera até o dia espera até o dia 26 de fevereiro de 2021.

2.5 As vagas ofertadas por cada docente do PPG MADRE-UNOESTE para o presente processo seletivo estão apresentadas no Quadro 1:

Quadro 1. Docente, linha de pesquisa e número de vagas oferecidas.

Nome do Professor Linha de pesquisa N° de vagas (30)
Alba Regina Azevedo Arana 1 e 2 3
Ana Paula Marques Ramos 1 e 2 2
Ana Paula Favareto 1 2
Ângela MitieOttaKinoshita 1 e 2 2
Daniela Vanessa Moris 1 2
Hamilton Mitsugu Ishiki 1 2
Edson Assunção Mareco 1 e 2 2
Luiz Euribel Prestes Carneiro 1 e 2 2
Maíra Rodrigues Uliana 1 e 2 3
Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues 1 e 2 2
Paulo Antonio Da Silva 1 e 2 2
Renata Calciolari Rossi 1 2
Rogério Giuffrida 1 e 2 2
Silas Silva Santos 2 2

 

3.1 As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas no período de 25/11/2020 até 18/01/2021 diretamente na FACULDADE HORIZONTE DE BRASÍLIA – DF, no endereço SGAS I St. de Grandes Áreas Sul 909 Conjunto A – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-090, Fone(s) (61) 3543-0216; (61) 98194-2443, aos cuidados de Priscilla ou Luiz Lira (e-mails: priscillafachorizonte@gmail.com ou luiz.lira@terra.com.br).

3.2 TAXA DE INSCRIÇÃO: o valor da Taxa de Inscrição é de R$ 70,00 (Setenta Reais) a ser depositada em nome do Instituto de Educação Superior Horizonte – CNPJ: 11.395.728/0001-86, Banco Bradesco (237) – Agência: 3863 – Conta Nº 59-0.

3.3 A secretaria da Faculdade Horizonte não se responsabilizará por documentos não recebidos devido a fatores de ordem técnica-operacional, sinistros, ou qualquer outro fator que impeça a entrega. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa.

3.4 No ato da inscrição, o candidato indicará a Linha de Pesquisa que pretende cursar, bem como encaminhará, em 03 (três) blocos, os seguintes documentos via correio eletrônico:

 Bloco 1 (um): Documentos pessoais:

 Cópia do R.G.

 Cópia do C.P.F.

 Cópia do Título de Eleitor.

 Certificado de Reservista.

 02 fotos 3×4 recentes

 Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

 Bloco 2 (dois): Documentos acadêmicos:

 Cópia do Diploma ou Certificado de conclusão de curso de Graduação (Bacharelado ou Licenciatura Plena), ou Declaração de previsão de conclusão de Curso emitido pelo coordenador/diretor da Faculdade/Universidade.

 Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.

 Curriculum Vitae – Plataforma Lattes/CNPq – documentado, gerado e impresso a partir da Plataforma Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br), atualizado e documentado (acompanhado de cópia dos documentos que comprovem cada item incluído no currículo).

 Bloco 3 (três): Pré-projeto de pesquisa:

 O PRÉ-PROJETO de pesquisa deverá ser organizado na seguinte forma: Capa contendo o título do pré-projeto, nome do candidato, linha de pesquisa do programa, sugestão de orientador que componha o quadro de docentes permanentes/colaboradores do curso, revisão de literatura e justificativa, objetivos (gerais e específicos), e metodologia. O candidato ao processo seletivo deverá submeter uma proposta de pesquisa que se configure como um subprojeto que se vincule a uma das Linhas de Pesquisa e a um dos projetos desenvolvidos no programa (PROINTER RESÍDUOS; PROINTER SAÚDE; PROINTER AMBIENTALIZAÇÃO; PROINTER RECURSOS HÍDRICOS; PROINTER SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA ALIMENTAR), em cuja equipe esteja(m) o(s) docente(s) que deseja ter como orientador(es).

3.5 A não vinculação do subprojeto a uma Linha de Pesquisa e a um projeto de pesquisa constitui critério de eliminação, pois é fundamental seu cumprimento para o processo de avaliação.

 

4.1 A seleção de candidatos inscritos para o Curso de Mestrado Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional será realizada em 03 (três) etapas:

1ª etapa: Entrevista com apresentação oral do pré-projeto e arguição pela banca examinadora: As entrevistas/apresentações orais dos pré-projetos ocorrerão entre os dias 20 e 22 de Janeiro de 2021, via google meet. A entrevista deverá ser realizada em tempo máximo de 15 minutos.

Será enviado ao candidato o link do google meet.

2ª etapa: Prova de suficiência em língua inglesa: etapa classificatória (0 a 10 pontos). A prova será constituída por duas partes: 1- tradução literal de um texto, 2- análise interpretativa de texto.

Será permitido o uso de dicionário impresso em inglês-português e/ou português-inglês. A prova via remota será realizada dia 29 de Janeiro de 2021 das 08h00 às 12h00. Estarão dispensados da prova de suficiência em inglês os candidatos que apresentarem quaisquer dos documentos que comprovem suficiência em língua inglesa. Serão considerados suficientes os candidatos que apresentarem nota igual ou superior a 6,0 (seis).

3ª etapa: Avaliação de Títulos: etapa classificatória. Será realizada pela Comissão de Avaliação, conforme Formulário de Valoração de Títulos, sendo atribuída nota de zero a dez pontos.

4.2 O Processo Seletivo será coordenado pela Comissão de Seleção composta pelo coordenador do PCI pela Faculdade Horizonte e pelos docentes do PPG MADRE. Para efeito de desempate será observado o critério de maior nota na Avaliação de Títulos.

4.3 A nota final será definida pela média simples, obtida pelas notas das duas etapas: Prova de suficiência em língua inglesa e Avaliação de Títulos.

5.1 O resultado final do Processo será divulgado pela Faculdade Horizonte em 03 de fevereiro de 2021, por e-mail, com a indicação do período de matrícula. Qualquer interposição de recursos sobre o resultado do processo seletivo será indeferida.

ETAPAS DATAS
Período de Inscrições De 25/11/2020 até 18/01/2021
1ª etapa: entrevista 20 e 22 de Janeiro de 2021.
2ª etapa: Prova de suficiência em língua inglesa 29/01/ 2021 das 08h00 às 12h00 (remoto).
3ª etapa: avaliação de títulos Será realizada pela Comissão de Avaliação.
Divulgação dos resultados A partir de: 03 de fevereiro de 2021.
Matrícula 04 a 12 de fevereiro de 2021
Segunda Chamada (Lista de Espera) De 18/02/2021 até 26/02/2021

7.1 A não efetivação da matrícula no prazo fixado implicará exclusão do candidato do processo de seleção. A inscrição no processo seletivo implicará aceitação plena das normas deste Edital e das normas superiores da UNOESTE e da Faculdade Horizonte.

7.2 Será excluído candidato que, ativa ou passivamente, for encontrado praticando qualquer tipo de fraude, ato de indisciplina ou improbidade durante a realização das provas ou entrevistas. O resultado deste processo seletivo terá validade somente para o primeiro semestre do ano letivo de 2021.

7.3 Este edital pode ser revogado unilateralmente por qualquer uma das partes (UNOESTE e Faculdade Horizonte), por simples iniciativa própria, caso fortuito ou qualquer impedimento motivado ou imotivado, devendo uma parte comunicar a outra por correio eletrônico 02 dias úteis antes da plena e efetiva revogação.

7.4 Candidato portador de deficiência, ou que necessitar de condição especial para a realização das provas, deverá enviar solicitação de condições especiais, no ato da inscrição. A solicitação de condições especiais será atendida, segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

7.5 Casos omissos serão analisados e resolvidos pelo Colegiado de Pós-Graduação do PPG MADRE e pela coordenação da Faculdade Horizonte responsáveis pelo PCI.

7.6 Na ocorrência de caso fortuito ou de força maior que prejudique parcial ou integralmente o processo seletivo, a UNOESTE reserva-se o direito de cancelar, adiar, substituir e realizar novas provas, de modo a viabilizar o conjunto do Processo seletivo. Havendo ainda, casos omissos ou duvidosos em relação ao processo de seleção e de matrículas, os mesmos, serão resolvidos pelos órgãos responsáveis pelo programa na UNOESTE e FACULDADE HORIZONTE.

7.7 Maiores informações poderão ser obtidas diretamente conforme os contatos fornecidos no parágrafo 3.1 deste edital.

Iniciar Atendimento
Olá seja bem vindo(a) à Faculdade Horizonte. Como podemos lhe ajudar?
Powered by