GESTÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

VISÃO GERAL

Para o exercício de sua função com qualidade, a Escola precisa contar não só com professores capacitados, mas também com gestores que a compreendam nas suas relações com o contexto social e que sejam capazes de articular com competência os sujeitos, os recursos físicos e financeiros e a comunidade escolar para o alcance de objetivos educacionais.

Nessa perspectiva, a Pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional capacita os participantes para atuarem de forma eficiente na administração, supervisão ou orientação escolar, levando em conta, além de aspectos administrativos e financeiros, aspetos políticos, pedagógicos, culturais e sociais que envolvem o processo educacional.

OBJETIVOS

Formar profissionais para atuar nos diferentes níveis de administração e planejamento da educação, seja como administrador, supervisor ou orientador educacional, que possam desenvolver habilidades para agir no processo de gestão dos espaços educativos, fazendo uso dos novos paradigmas e tendências na ótica da organização do trabalho pedagógico.

Capacitar os participantes a agirem na ação administrativa, como instância mediadora entre a instituição educacional e a realidade do mundo atual, num processo de formação humana e mudanças sociais, avaliando assim o impacto das políticas de gestão da educação na autonomia da escola, na democratização e na qualidade da educação.

PÚBLICO ALVO

Educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da gestão de processos pedagógicos escolares.

ÁREA DE ATUAÇÃO

A pós-graduação em Gestão e Orientação Educacional tem como objetivo formar o profissional para fazer uma escuta atenta das relações interpessoais construídas no cotidiano. A atuação do profissional, porém se potencializa quando está integrada ao trabalho da equipe pedagógica. Este profissional zela pela formação dos alunos como cidadãos, ajuda os professores a compreender os comportamentos das crianças e alunos em geral. Ele é membro da equipe gestora ao lado do diretor e coordenador  pedagógico.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês

ESTRUTURA DO CURSO

– Formação e prática do coordenador e orientador escolar. 30h
– As afinidades eletivas entre currículo e sociedade. 30h
– A tecnologia e outros paradigmas da gestão escolar. 30h
– Políticas de avaliações externas e institucionais. 30h
– As relações entre a práxis e a formação docente. 30h
– Gestão escolar, políticas e legislação educacional. 30h
– Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade. 30h
– O projeto político pedagógico e a gestão escolar. 30h
– Gestão democrática e interfaces com os espaços educativos. 30h
– Cultura, Exercício de Papéis e Poder na Escola. 30h
– Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e a Organização do Trabalho na Escola. 30h
– Palestra com Profissionais na área de Gestão e Orientação Escolar. 30h

Trabalho de conclusão de curso: De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

DADOS GERAIS

Curso destinado a educadores, professores, pedagogos, administradores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar no contexto da gestão de processos pedagógicos escolares.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês