EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

VISÃO GERAL

No início do Século XXI, a educação brasileira se dividia entre dois cenários: educação regular e educação especial. Porém, a última década foi regida por uma série de transformações que implicaram em um novo formato de escola inclusiva, que trouxe os estudantes para um único cenário educacional, com apoio e recurso adequados para oferecer uma qualidade unificada aos estudantes independente de suas barreiras e deficiências, favorecendo a diversidade e a inclusão. Para que este cenário aconteça, é necessário garantir que os estudantes, independentemente de suas condições e deficiências, estejam progredindo de acordo com o processo natural. Por isso, os profissionais dedicados a esta área precisam atualizar-se para possibilitar a criação de uma construção entre estudantes, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais da saúde.

OBJETIVOS

Com a Pós graduação em Educação Especial e inclusiva o profissional da educação encontra todo conteúdo necessário para realizar sua preparação para atuar,  suficientemente, nessa área, por meio da formação continuada que promove a atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico como o currículo, o planejamento, os métodos de ensino, a avaliação da aprendizagem e a recuperação e adequação dos estudos. E com isso oferecer oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema, tudo irá contribuir para que o profissional:

· Elabore, implemente e avalie propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos;
· Promova discussões acadêmicas sobre práticas do ensino inclusivo (Atendimento Educacional Especializado – AEE);
· Dialogue e elabore materiais didáticos à luz das perspectivas teóricas estudadas.

PÚBLICO ALVO

O curso destina-se a graduados que queiram se especializar no campo da Educação Especial Inclusiva, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês

ESTRUTURA DO CURSO

– Mídia, Tecnologia e Aprendizagem 30h
– Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30h
– Legislação e políticas públicas para a educação inclusiva 30h
– Diversidade e Inclusão Educacional: Identidade e diferença 30h
– Teorias do Pensamento Contemporâneo e Gestão de carreira 30h
– A Psicologia do Comportamento Escolar 30h
– Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h
– Deficiência Visual/Cegueira: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h
– Deficiência Física: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h
– Condutas Típicas: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h
– Altas Habilidades: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h
– Deficiência Intelectual: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 30h

Trabalho de conclusão de curso: de acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

DADOS GERAIS

O curso destina-se a graduados que queiram se especializar no campo da Educação Especial Inclusiva, buscando aprofundamento dos conhecimentos específicos nesta modalidade de ensino.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês