DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

VISÃO GERAL

Com a mudança dos tempos, muda-se também a educação. Para uma boa docência no ensino superior é preciso ir além do modelo padronizado, em que os professores explicam e os alunos anotam. Para um melhor aprendizado, os estudantes precisam estar envolvidos em metodologias ativas de resolução de problemas, com recursos tecnológicos à sua disposição.

Na Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior com Ênfase em educação à distância, o aluno tem contato com as inovações tecnológicas e metodológicas do setor educacional. Tanto em sala de aula quanto no ambiente virtual. O curso enfatiza o processo interativo entre alunos e professores e busca imprimir novos princípios no processo de ensino.

Tais quais a aprendizagem por competências, o incentivo ao questionamento crítico e a autonomia do estudante. Essas competências são desenvolvidas no especialista a partir de um referencial teórico que inclui os processos cognitivos e emocionais do aprendizado. Também, o papel da tecnologia e da globalização na área educacional e de acesso a conhecimento.

OBJETIVOS

A especialização em Docência do Ensino superior com ênfase em educação à distância qualifica novos e experientes profissionais do ramo. Atualizando o rol de competências do docente, habilita-o a utilizar tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o formando do curso está apto a atuar em intuições de ensino superior, atendendo às maiores demandas do mercado atual, podendo aplicar ainda na docência e tutoria da educação a distância. Além disso, quem deseja permanecer no ensino presencial poderá oferecer habilidades diferenciadas, tais como o uso de tecnologias para incrementar as metodologias tradicionais e novas perspectivas em educação.

PÚBLICO ALVO

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em se aprofundarem nos elementos constitutivos da docência universitária e ingressar na educação superior.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês

MATRIZ CURRICULAR

– A Prática Reflexiva do Professor – 30h
– Avaliação Institucional – 30h
– Docência e Tutoria/Formas de mediação – 30h
– Estratégias Didáticas/ Novas Tecnologias e suas Intermediações Tecnológicas no Ensino Superior – 30h
– História de Educação Brasileira/Legislação – 30h
– Métodos e Técnicas de Pesquisa – 30h
– Planejamento Educacional – 30h
– Política e Gestão da Educação Superior – 30h
– Prática de ensino – 30h
– Processo de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior – 30h
– Psicologia da Educação de Adultos – 30h
– Didática do Ensino Superior – 30h

Trabalho de conclusão de curso: De acordo com a Resolução de abril de 2018, emitida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o trabalho de conclusão de curso (TCC) não é mais requisito obrigatório para certificação de especialização, com exceção de alguns cursos da área da saúde e engenharia em que o conselho de classe determina.

DADOS GERAIS

Profissionais de diferentes áreas do conhecimento, interessados em se aprofundarem nos elementos constitutivos da docência universitária e ingressar na educação superior.

Duração: 12 meses
Carga Horária: 360 horas totais
Aulas: 01 sábado ao mês